Consultoria em Outplacement

Tudo parece ir muito bem na sua vida. Você tem um bom emprego, está há 10 anos na mesma empresa. Talvez já tenha mudado de emprego uma ou duas vezes ao longo da carreira. Um belo dia, você recebe uma ligação do seu chefe pedindo para passar na sala dele. Ele te explica que os tempos estão difíceis e, nessas horas, mesmo os melhores talentos acabam tendo de ser riscados da folha de pagamento por serem caros demais e, assim salvar mais cabeças dentro da organização.

E assim você se sente perdido… por um lado, você se sente traído por ter dedicado tanto da sua vida nos últimos anos para aquela empresa, trabalhado em turnos insanos, perdendo finais de semana, festas com os amigos, casamentos, batizados, velórios… para terminar assim, chutado como um qualquer. Por outro lado, tenta racionalizar, já que não está mais naquele ambiente tóxico que te fez perder tantos compromissos e te trabalhar de maneira tão frenética.

F#da-se esse emprego de b#sta!

Mas tem duas coisas que vão ficar martelando a sua cabeça: você não tem um emprego e o mercado não está fácil.

O serviço de consultoria em recolocação tem suas origens no período pós Segunda Guerra Mundial, baseado no trabalho de Bernard Haldane, que ajudava os ex-combatentes a se reintroduzirem no mercado de trabalho (Redstrom-Plourd, 1998, p.1). Hoje, esse serviço vem sendo oferecido a outros profissionais, que estão há muito tempo sem procurar emprego, ou há muito tempo fora do mercado de trabalho e, qualquer que seja a razão, precisam de ajuda para conseguir se recolocar.

Este tipo de consultoria é recomendado se você:

  • Trabalhou por muito tempo na mesma empresa e essa relação terminou (qualquer que seja o motivo)
  • Está procurando emprego e não tem a menor ideia de por onde começar
  • Está há muito tempo fora do mercado de trabalho (decidiu empreender, se dedicar à família, tirar um período sabático…)
  • Sente que as empresas estão te descartando mesmo você sendo o candidato ideal para a vaga
  • Sente que você poderia ter um salário melhor em outra empresa, mas não consegue ser selecionado nem para as entrevistas
Aqui de boas pensando como eu vou conseguir aquele novo emprego…

A consultoria em recolocação é única para cada pessoa. Porém, existem alguns passos que são comuns para a maioria dos profissionais.

  • Avaliação da sua carreira, hard skills e soft skills
  • Avaliação e revisão do seu curriculum e carta de apresentação
  • Avaliação e revisão do seu LinkedIn
  • Avaliação da sua capacidade de falar em público
  • Preparação para entrevista

Você precisa de um consultor para poder se recolocar no mercado de trabalho? Não. Existe muito conteúdo disponível na internet para que você possa aprender sozinho a passar pelo processo. Mas é claro que um consultor de recolocação pode te ajudar com técnicas e ferramentas a descobrir onde estão pontos a serem desenvolvidos e trabalhados, assim como te ajudar a descobrir os recursos necessários para realizar as mudanças necessárias e conseguir aquele tão desejado emprego.

E aí? Gostaria de ter aquela consultoria em recolocação? Dar aquele tapa no seu curriculum e LinkedIn para os recrutadores procurarem por você? Passar pela entrevista deixando a outra pessoa de queixo caído? Escreve aí no formulário que eu respondo rápido.

    REFERENCIAS:

    Redstrom-Plourd, M. A. (1998). A history of the outplacement industry 1960-1997 – From job search counseling to career management – A new curriculum of adult learning. Blacksburg, Virginia, United States of America. Acesso em 30 de dezembro de 2020, disponível em https://vtechworks.lib.vt.edu/bitstream/handle/10919/30405/Final_Dissertation.pdf?sequence=1#:~:text=Outplacement%20has%20its%20roots%20in,into%20the%20post%20war%20workplace.&text=They%20called%20this%20service%20outplacement.